Nome Científico: Pterygoplichthys multiradiatus
Nome popular em português: Cascudo Borboleta.
Nome Popular em inglês: Butterfly Pleco, Long-Fin Armored Catfish, Orinoco sailfin catfish, Catfish Sailfin, Catfish Sailfish.
Família: Loricariidae
Distribuição: América do Sul, Bacia do rio Orinoco. Introduzido na Tailândias, EUA e Havaí.
PH: 6,5 - 8,0
Dureza: 4 - 20
Temperatura: 23 ° C - 27 °C
Tamanho adulto: 50 cm (comum 40 cm)
Sociabilidade: Pacífico
Manutenção: Fácil
Zona do aquário: Fundo
Aquário mínimo: 200L
Alimentação: Onívoro, com tendência ao herbívoro. Legumes, e rações especializadas para peixes de fundo.
Características: Peixe tropical, pertencente a família Loricariidae. Seu nome científico "Multiradiatus", faz referencia aos muitos raios, presentes em sua nadadeira dorsal.
Uma das espécies, erroneamente referidas por aquaristas, como sendo um "Cascudo comum", e/ou "Cascudo Abacaxi", devido a confusão deste, com o Hypostomus plecostomus, e o Pardalis Pterygoplichthys.
É comumentemente encontrado na cor marron, e preta. Habita riachos, e lagos de agua doce, de fundo lamacento. Possui hábitos noturnos, sendo um peixe predominantemente de fundo. E um voraz comedor de algas, plantas aquáticas, larvas, insetos, e invertebrados de fundo.
Em ambiente natural é encontrado no tamanho máximo de 50 cm; em aquários, a depender do porte em que for introduzido, e espaço propiciado, pode chegar aos 30-40 cm.
Deve ser mantido apenas um exemplar por montagem, pois apesar de ser uma espécie relativamente pacifica, para com ciclídeos americanos jumbos, e outros peixes de grande porte, costuma disputar vigorosamente por algas, entre semelhantes, o que pode vir a ocasionar conflitos.
Devido ao tamanho, que atinge quando adulto, necessita de um grande tanque, com muitas rochas e troncos, preferencialmente proporcionando um sombreado, para que possa, refugiar-se durante o dia.
Dimorfismo sexual e características reprodutivas:
Variações e diferenças morfológicas entre os sexos, não são claramente perceptíveis. A fêmea atinge a maturidade sexual, em torno dos 25 cm; a época de reprodução comum a espécie, vai de março à setembro. No entanto, alguns indivíduos, são capazes de reproduzirem-se, entre outubro e fevereiro.
Existe uma predominância, de exemplares fêmeas, dentre as crias. O que justifica, a rápida proliferação em ambientes naturais. Devido ao grande numero de matrizes férteis.
Durante o estagio reprodutivo, fica mais fácil, de se analisar as características que apontam o dimorfismo, pois as fêmeas tornam-se mais pesadas, e alargadas que os machos, devido ao grande numero de ovos contidos.
Curiosidades: Em Taiwan, onde este tornou-se uma verdadeira praga, são capturados na época de reprodução, na tentativa de se conter a proliferação. Sendo os exemplares vendidos, por uma bagatela nas feiras municipais.
Ficha por: Nélio Júnior
Foto por: Nélio Júnior