Spotted Gar



Nome científico: Lepisosteus oculatus
Nome Popular: Spotted Gar, Alligator Gar, Gar manchado
Família: Lepisosteidae

Distribuição: América do Norte - Nativo dos EUA, Sul de Ontário, Mississipi, Golfo do México. Grandes lagos, lagoas, rios e córregos.
PH: 6,5 a 8,0
DH: indiferente
Temperatura: 10 a 25ºC
Tamanho adulto: Tamanho máximo 120cm(comum 80 - 100cm em aquarios ou lagos)

Sociabilidade: Peixe pacífico com seus companheiros, desde que estes tenham porte semelhante. Peixes menores podem significar alimento, portanto, não devem ser introduzidos peixes de tamanho relativamente pequeno.

Manutenção: Peixe adequado para aquarios ou lagos de grande porte. Necessita de espaço livre para que possa nadar e se exercitar, além de necessitar de tocas para seu momento de descanço. Socializar com peixes de água fria, pois, temperaturas altas podem incomodá-lo.

Zona do aquário: Meio e superfície.

Aquário mínimo: Seu Aquario minimo deve ter cerca de 800L (180x75x60). São recomendados para aquarios enquanto ainda estão juvenis, ou seja, enquanto o aquario consegue fornecer espaço suficiente para nado.

Alimentação: Enquanto juvenis chegam a aceitar alguns tipos de ração para jumbos e todos os tipos de alimento vivo, mas assim que atingem certo tamanho passam a se interessar somente em peixes menores, às vezes outros tipos de alimento vivo.

Características: O spotted gar, é pacífico, sendo indicado para todos aqueles que "curtem" jumbos e primitivos, são peixes que se relacionam bem em aquarios comunitarios com peixes de porte semelhante (grandes). Adora águas calmas e/ou paradas. Chegando a suportar um certo teor de poluição no lugar onde está.
É identificado através das machas que possui ao longo de seu corpo, como fino e comprido, prateado com marcas circulares negras por todo o seu corpo.
Possui corpo e mandíbulas alongados, com uma boca cheia de dentes de forma cônica. Sua mandíbula superior é mais larga que o restante da cabeça. Possui vesícula natatória vascularizada, permitindo praticar a respiração aérea e sobreviver em condições inóspitas.

Reprodução: Ovíparo, atinge sua maturidade sexual aos 4 anos. Não há relatos sobre seu dimorfismo sexual.
Vão para água com cerca de 1,5m de profundidade, onde a fêmea desova próximo de plantas e permite que mais de um macho fertilize seus ovos. Fêmeas maiores tendem a produzir mais ovas, sendo que podem ser liberadas mais de 5.000 ovas em uma só postura(geralmente reproduz uma vezes ao ano, sendo que a postura mais farta ocorre em outubro, podem botar também no mêses de junho ou julho). O cuidado parental não ocorre entre estes peixes.
Não há relatos da reprodução destes peixes em aquarios devido ao pequeno espaço fornecido.

Ficha por: Mateus Reis - Crescent Moon
Foto por: JoãoC

Fontes:
Peixes Ornamentais
Vitoria Reef
Fórum Aquario
Animal Diversity
Aquarismo Jumbo