Musgo de Java


Nome científico: 
Taxiphyllum barbieri

Nome Popular: 
Musgo de Java (Java Moss), Vesicularia. 

Família: 
Hypnaceae

Origem: 
Sudeste da Ásia, mais especificamente no Japão e Vietnã.

Substrato fértil: 
Não

Iluminação: 
Fraca (se desenvolvendo melhor em forte).

CO²: 
Não

PH: 
5,0-8,0

GH: 
1-30 dH

Temperatura: 
15-28º C

Porte: 
Altura: 3-10+ cm; Largura: 5-10+ cm

Crescimento: 
Lento

Cuidado: 
Fácil

Características: 
Crescendo em amplas condições de iluminação, nutrientes e parâmetros d'água, o Musgo de Java é um dos mais comuns mantidos em aquários de todo o mundo.

De fácil cuidado e pouca requisição, pode ser fixado nas mais variadas superfícies. A sua capacidade de auto-fixação faz com que, componentes do layout tornem-se mais naturais ao ser anexado o musgo. Que liga-se facilmente à troncos, pedras e tudo mais que por ele puder ser envolto.

Para fixa-lo basta utilizar uma linha, amarrando levemente uma fina camada de musgo no objeto desejado. Telas de malha podem ser utilizadas para criar uma parede de musgo. Porém dessa forma, ele irá crescer mais lentamente através dos buracos da tela. Seu crescimento torna-se demasiado e exuberante, podendo ser podado com uma tesoura.

Em aquários de reprodução Taxiphyllum barbieri é um excelente abrigo para alevinos e peixes jovens. Sendo amplamente utilizado para desova das mais variadas espécies. Na Killifilia, aglomerados de Taxiphyllum barbieri são introduzidos nos aquários, para desova de algumas espécies de Killis, onde posteriormente o musgo será coletado cheio de ovos.

O nome científico do Musgo de Java tem sido objeto de discussão na comunidade cientifica, uma vez que na literatura o mesmo é referido como Vesicularia dubyana. Porém na realidade constatou-se que esse pertence ao gênero Taxiphyllum e hoje os botânicos o classificam como Taxiphyllum barbieri.

Ficha por: 
Nélio Júnior
Foto por: 
Mateus Reis - Crescent Moon